Água, como usar este recurso com consciência.

O RECURSO MAIS IMPORTANTE PARA SOBREVIVÊNCIA HUMANA.

Economia de água

1 – Muitas cidades no Brasil já presenciaram a escassez de água, por este motivo algumas empresas investiram em ¨cisterna¨; A água coletada deve ser armazenada em um reservatório que recebe o nome de cisterna. Existem diferentes tipos de cisternas: enterradas, na cobertura, ou sobre o piso.

A água da chuva pode ser utilizada para usos não potáveis como: lavagem, descargas e irrigação.
A água deve ser captada na cobertura, direcionada e armazenada em uma cisterna. E em seguida uma tubulação para direcionar ao uso não potável.

2 – Também podemos utilizar a água que saneamos os hortifrutis, reservando para aproveitar na lavagem de pisos.

3 – Adaptadores para redução do fluxo de água: podem ser instaladas na entrada da água da empresa ou em cada torneira. Isto reduz a vazão que gera economia na rede de abastecimento de todas as torneiras.

4 – Torneiras de pressão ou de sensor que interrompem o fluxo de água.

5 – Em vasos sanitários ter a válvula de duplo comando; são equipamentos acoplados ao vaso que possibilita acionar a descarga de 3 ou 6 litros dependendo da necessidade.

6 – PIPEE, ecnologia brasileira, premiada internacionalmente, para eliminar odores e higienizar a água do vaso sanitário com urina, dispensando o acionamento da descarga. É um banheiro que não utiliza água, os resíduos vão direto a um compartimento onde ocorre o processo de decomposição transformando em adubo. Promove economia de água e minimiza a poluição das águas. Os resíduos vão direto a um compartimento onde ocorre o processo de decomposição transformando em adubo.

RECICLAGEM DE ÓLEO USADO DA FRITURA

1 – Você sabia? 1 litro de óleo de cozinha que vai para os rios contaminam 25 mil litros de água. INFORMAÇÃO DA SABESP. Desta forma óleo do seu restaurante não poderá ser descartado no esgoto pois o tratamento desta água é cara e demorada.

2 – Os prejuízos do óleo de cozinha no meio ambiente são: Impermeabilização do solo, contribuindo para aumento de enchentes. Prejuízo à oxigenação e iluminação da água dos rios, causando danos à fauna aquática. Mau cheiro e poluição. Provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos de tratamento.

3 – Solução: localizar uma empresa de coleta de óleo usado, caso não haja na sua cidade deverá procurar a prefeitura e abordar o assunto deste descarte.

4 – Esse óleo usado é transformado em resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais, biodiesel, produtos de agropecuária e matéria-prima para fabricação de outros produtos.

RECICLAGEM DE LATAS DE ALUMÍNIO

O Brasil é o país que mais recicla alumínio, Os índices de reaproveitamento são de 97,3% das latas produzidas no Brasil. Índice divulgado pela Associação Brasileira de Alumínio e Abralatas.

Para gestão nas latas em seu comercio há algumas orientações;

1 – No retorno das latas ao bar ou área de lavagem deve-se treinar um colaborador para esvaziar o líquido colocar em lixeira determinada para isto. Veja a possibilidade de descarte diário formal (coleta de cooperativas) ou informal (catadores autônomos).

2 – Caso tenha que armazenar na empresa deve estar dentro da câmara ou geladeira para lixo evitando assim atrair pragas.

3 – Os restaurantes investem pouco em área para manipular reciclados para vende-las e obter lucro, este processo deve ser analisado caso a caso para observar as vantagens.

Grandes empresas investiram no ciclo de reciclagem de alumínio, todo este empenho beneficiou nosso pais.

– Em cerca de trinta dias, uma latinha pode ser comprada, usada, coletada, reciclada, virar latinha de novo e retornar à prateleira de um supermercado;
– O alumínio reciclado utiliza apenas 5% de toda energia elétrica necessária para a produção do alumínio primário;
– A fabricação do metal reciclado também emite 95% menos gases do efeito estufa;
– Cada quilo de latinha reciclada representa uma economia de cinco quilos de bauxita, que deixa de ser extraída para a produção de alumínio primário;
– O alumínio pode ser reciclado infinitamente, sem perder suas características.

“A cadeia de reciclagem de latas está consolidada no País, é um exemplo para os demais setores da nossa indústria e um case de economia circular”, afirma Milton Rego, presidente-executivo da ABAL.

RECICLAGEM DE EMBALAGENS DE VIDRO

As embalagens de vidro podem ser reaproveitadas 100%, permitindo assim poupar matérias-primas naturais, como areia, barrilha, calcário etc. O mercado consumidor desse resíduo é promissor. As industrias vidreiras usam 45% de vidros reciclados.

Para um restaurante colaborar com a seleção deste resíduo a separação inicia na sua empresa, pratique desta forma:

1 – Não coloque as tampas no mesmo lixo das garrafas de vidro. Os metais contaminam o processo de reciclagem na industria, podendo até ser desprezado para o reuso.

2 – Garrafas de vinho e outros bebidas, invista em treinamento com um colaborador para retirar todos os metais da tampa e lacre das garrafas, estes metais novamente devem ser colocado em outro lixo que não seja o de vidro.

3 – Todas as embalagens de alimentos em vidro devem ser enxaguadas, as tampas devem ser colocadas em lixo de metais. Estes processos mencionados é a colaboração para que a industria de reciclagem aproveitem 100% do vidro do seu negócio.

4 – A remoção do rótulo será feito no processo de lavagem em empresas especializadas, não foque nisto em seu restaurante.

5 – Caso tenha que armazenar na empresa deve estar dentro da câmara ou geladeira para lixo evitando assim atrair pragas.

Entre em contato!